Doap - Os reguladores que não regulam: temos uma nova droga pesada em Moçambique

NOTICIA

Boa governacao

Os reguladores que não regulam: temos uma nova droga pesada em Moçambique

Em Moçambique nasceu uma nova droga pesada, mas legalizada, acessível a qualquer hora e a qualquer momento. Publicitada, institucionalizada e vendida como se de uma mera diversão se tratasse: os jogos de azar online, considerar esta pratica como sendo uma droga pesada, não é uma metáfora exagerada e nem mesmo uma tentativa de geração de drama para tornar as introduções textuais mais interessantes, e assim prender ao leitor. Tal como a cocaína ou o álcool em excesso, o jogo online cria dependência, corrói famílias, arrasta jovens para dívidas e conduz, em muitos casos, ao desespero e até à morte. A grande diferença é que, enquanto combatemos com energia outras drogas, deixamos esta infiltrar-se nas casas e telemóveis sem praticamente nenhum controlo. Estamos diante de um fenómeno social emergente que, a cada dia, assume contornos mais preocupantes: a dependência e proliferação de jogos de azar online. Diferentemente de práticas recreativas convencionais, este tipo de jogo tem se consolidado como uma verdadeira “droga digital”, pela sua capacidade de criar dependência psicológica, induzir comportamentos compulsivos e provocar efeitos devastadores na vida individual, familiar e comunitária. Os dados recolhidos pela De Olho na Administração Pública (DOAP) e o Centro de Desenvolvimento Comunitário em Saúde e Ambiente (CEDSA) são reveladores da gravidade da situação. Até ao momento, já acolhemos mais de 300 pessoas que relatam vício em jogos de azar, com destaque para o facto de que um terço destes casos envolve pensamentos recorrentes de suicídio. Esta estatística, por si só, sinaliza uma emergência de saúde pública. O perfil dos afetados é igualmente alarmante, variam entre jovens de 17 anos e adultos de até 41 anos, abrangendo tanto servidores públicos, cuja produtividade é essencial ao funcionamento do Estado, como também empreendedores e trabalhadores do setor informal, cujo rendimento familiar depende diretamente da sua estabilidade financeira.
Baixar noticia completa

Mais Noticias

Moçambique lidera o ranking das taxas mais altas de importação de viaturas no continente africano.

Tal como é de costume, Moçambique lidera pela negativa o modo através do qual governa seus concidadãos, e desta vez a nossa atenção vai para a importação de viaturas, sobretudo do oriente (Japão),...

Os reguladores que não regulam: temos uma nova droga pesada em Moçambique

Em Moçambique nasceu uma nova droga pesada, mas legalizada, acessível a qualquer hora e a qualquer momento. Publicitada, institucionalizada e vendida como se de uma mera diversão se tratasse: os...

EUA preocupados com agressão a jornalistas em Maputo

Através de uma nota de imprensa, a embaixada dos Estados Unidos da América em Moçambique expressou sua preocupação em relação aos relatos de violação dos Direitos Humanos contra jornalistas.

EUA preocupados com agressão a jornalistas em Maputo

Através de uma nota de imprensa, a embaixada dos Estados Unidos da América em Moçambique expressou sua preocupação em relação aos relatos de violação dos Direitos Humanos contra jornalistas.